UNIÃO AFRICANA: NOVOS PRESIDENTES DA COMISSÃO E DA UNIÃO



media
A União Africana passa a ser presidida pelo chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé enquanto a presidência da Comissão passa para o chefe da diplomacia do Chade Moussa Faki Mahamat.

Estas decisões foram anunciadas logo no primeiro de dois dias da 28a cimeira de chefes de Estado e de governo da União Africana a decorrer até esta terça-feira em Addis Abeba, capital da Etiópia.
 
Moussa Faki Mahamat vai suceder à sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma.
 
Enquanto isso Alpha Condé substitui, num cargo rotativo de dois anos, na presidência da União o chadiano Idriss Déby.
 
A cimeira de Addis Abeba readmitiu também Marrocos no bloco, não obstante as dúvidas que se levantavam acerca da presença da República árabe sarauí democrática.
O Secretário-geral das Nações Unidas discursou esta manhã na abertura dos trabalhos. O antigo primeiro-ministro português António Guterres afirmou o apoio incondicional da ONU ao continente africano e reconheceu investir na juventude e também evitar que grupos terroristas façam recrutamentos fáceis. Fonte: RFI

MARROCOS ADMITIDO NA FAMÍLIA AFRICANA

media
Marrocos foi readmitido esta segunda-feira na União Africana tornando-se assim no quinquagésimo quinto país da organização panafricana. Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
É oficial Marrocos foi hoje admitido como quinquagésimo quinto Estado da União Africana. O país que em 1984 que tinha abandonado a organização, como forma de protesto pela facto da União Africana ter reconhecido a República Árabe Sarauí Democrática como Estado membro, volta à família africana trinta e três anos depois.
 
Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
A notícia foi bem recebida pela delegação da Republica Árabe Sarauí que declarou que esta admissão "abre uma nova via às negociações entre as duas partes".
 
Chade na presidência da Comissão da UA
Este dia fica igualmente marcado pela eleição do chadiano Mussa Faki para a presidência da Comissão Africana, o Gana vai ocupar a vice- presidência da organização panafricana que será presidida no próximo ano pelo chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé.
 
Mais complicada parece estar a eleição para o Conselho de Paz e Segurança. A falta de consenso entre os candidatos da Argélia e a Nigéria levaram ao adiamento da eleição para amanhã. Fonte: RFI/MO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...