O Governo de Timor-Leste, doou ontem quinta-feira, um cheque de Xof 147,988,613 (cento e quarenta e sete milhões, novecentos e oitenta e oito mil e seiscentos e treze francos CFA, equivalente a US$ 250.000.00 (Duzentos e cinquenta mil dólares americanos) ao Comissão de Reconciliação na Guiné-Bissau.
A entrega de segunda parte do fundo prometido na Mesa Redonda de Bruxelas para apoiar as actividades de Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau, cuja Comissão é liderada pelo Padre Domingos da Fonseca, foi testemunhada pelos membros da Mesa da ANP.
De recordar que em 05 de Fevereiro de 2016 a delegação do Timor Leste em Bissau, tinha sido entregue 50% da verba total prometida.
Desta forma Timor-Leste cumpre com o apoio prometido para as actividades da Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau, com um montante total de US$ 500.000.00 (Quinhentos mil dólares americanos).
Cipriano Cassama Presidente da ANP satisfeitos com os trabalhos realizados pelo embaixador timorense Alberto Xavier Pereira Carlos, prometeu distinguir o diplomata com o título de mérito “Moção de Louvor” na próxima Sessão parlamentar da ANP.
Cassamá recordou o momento difícil com que passavam os guineenses no período de transição política, segundo disse o povo do Timor-Leste apareceu pontualmente ajudar com apoio financeiro e recursos humanos para a realização das eleições gerais na Guiné-Bissau.
O embaixador de Timor-Leste que terminou a missão na Guiné-Bissau disse deixar Bissau com tristeza e magoa. “ Que Deus ilumine os corações de todos. A Paz e a Reconciliação são importante para promover o desenvolvimento do país” disse o diplomata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário