Após aturados momentos de avanços e recuos, intermediados com divergências e reuniões secretas no meio da crise política guineense, finalmente o considerado fiel da balança, PRS, decidiu integrar ao Governo do Baciro Djá, mas com pretensão e compromisso de ter um número significante de pastas no colectivo governamental, nas Direcções-Gerais bem como nos institutos e empresas públicas.
A posição foi revelada na tarde de sexta-feira 04 de Setembro em Bissau, no final da reunião da Comissão política Nacional num claro desafio a vontade de alguns dirigentes e militantes dos renovadores.
A decisão da integração do PRS ao governo foi votada por aclamação conforme rege os estatutos do partido com 70 votos ao favor e 02 contra, colocando o PAIGC na água da fervura da caçarola do Baciro Djá.
Ainda soube duma fonte que o facto que motivou a adesão do PRS ao governo, tem a ver com garantia de poder ocupar 05 ministérios nomeadamente; O ministério da Energia e Industria, Ministério da Função Publica, ministério do Comercio, Ministério da Saúde Publica e o ministério da Justiça. E mais 05 Secretarias do Estado com destaque à Secretaria do Estado da Segurança Alimentar, Administração Hospitalar, Pesca, Ambiente e Tesouro.
A mesma fonte avançou que o executivo de Baciro Dja, poderá ser conhecido ainda neste fim-de-semana.
A ginástica política vai mesmo acontecer antes da deliberação do Supremo Tribunal de Justiça pronunciar sobre a matéria.
A ver Vamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário