O Ministro de Estado para Ação e Minas da Índia, Vishnu Deo, entregou ontem, segunda-feira 14 de Setembro, um convite ao Presidente da República José Mário Vaz para participar na Terceira Cimeira Índia-África a realizar-se em Nova Deli, no dia 29 de outubro do ano em curso.
Falando a’O Democrata à saída de encontro com José Mário Vaz, na Presidência da República, Vishnu Deo disse que seu país “continua a atribuir grande importância ao continente africano” e considera a Guiné-Bissau como “parceiro importante da Índia”, é neste sentido que o Primeiro-Ministro indiano, Nerendra Modi, convidou pessoalmente o estadista guineense a esta Cimeira.
O governante Indiano explicou ainda que, além do convite entregue ao Chefe de Estado, o encontro serviu também para abordar a cooperação bilateral entre os dois países.
A Primeira Cimeira Índia – África fora realizada em 2008 (Nova Deli) e a segunda em 2011 teve lugar em Addis-Abeba, visando o reforço da cooperação económica através de parcerias em vários domínios.
De referir que a Índia é o destino da exportação de cerca de oitenta por cento (80%) de castanha de cajú da Guiné-Bissau, principal produto comercial que representa 93% das receitas de exportação do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário