O avançado do Sport Bissau e Benfica, Bentem Culubali despediu-se oficialmente dos relvados, após 19 anos de carreira no clube. A cerimónia de despedida e de homenagem teve lugar no passado Domingo, 02 de Agosto, no Estádio Nacional “24 de Setembro”, repleto de amantes do desporto-rei.
Na ocasião o jogador que enchia os estádios com bons jogos de futebol e dava alegrias aos adeptos, contou na sua alocução à imprensa que a sua carreira foi brilhante, dado que conseguiu conquistar respeito e admiração dos amantes de futebol.
Bentem Culubali disse que custou muito a decisão de pôr fim a sua carreira futebolística, porquanto se trata da profissão da sua vida. Apesar dos 19 anos como futebolista, Culubali, igualmente ídolo de vários miúdos que militam nas academias de futebol da nossa capital, teve pouca passagem pelas seleções do país.
No seu adeus aos relvados com lágrimas nos olhos, o considerado por muitos de “astro” do futebol guineense recebeu aplausos de todos os adeptos presentes no Estádio Nacional “24 de Setembro”, Culubali considerou o momento de ímpar e o mais marcante da sua carreira, sustentando que era a primeira vez que deixava cair lágrimas num estádio de futebol.
“É momento de alegria e de tristeza, porque foi difícil tomar essa decisão de deixar o futebol, deixando um público que tanto gosto de alegrar com aquilo que sei fazer do futebol”, rematou Betem Culubali.
O avançado agradeceu os antigos clubes por onde tinha passado, sobretudo, Sporting Clube da Guiné-Bissau e Sporting de Bafatá, Prábis, a equipa na qual Bentem estreou no campeonato nacional de futebol.
BIOGRAFIA
Bentem Culubali, nasceu no dia 25 de Agosto de 1977, em Bissau, onde começou a dar os primeiros chutes na bola de meia, tendo como referências os jogadores como Siro, o melhor jogador de sempre da Guiné-Bissau, Armando Miranda Manhissa e demais futebolistas que marcaram o passado do nosso futebol. A outra referência para Bentem é Diego Armando Maradona (El Pibi).
Prémios individuais: melhor jogador na época 2012/2013, atribuído pela Fundação Real Madrid, e 5º melhor jogador da mesma temporada pela associação dos jogadores de Guiné-Bissau.
Além da equipa de Prábis, jogou também na equipa de Benfica, Sporting de Bissau, Bafatá, Nuno Tristão Futebol Clube de Bula e Futebol Clube de Mavegro. Foi internacional por três ocasiões e marcou apenas um golo, num encontro com a seleção senegalesa.
Bentem é actual segundo adjunto treinador da equipa principal do Benfica e coordenador de camadas iniciais até juvenis da formação das águias de Bissau. Culubali despediu-se oficialmente do futebol no dia em que o clube liderado por Sérgio Marques sagrou-se campeão nacional da “Guines-Liga” 2014/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário