GOVERNO GUINEENSE INAUGURA PRIMEIRO LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE DROGA

_DSC0869



O governo guineense inaugurou hoje quarta-feira, 8 de Julho, o primeiro laboratório de análise de droga no país cuja obra foi financiada pela União Europeia (UE). Durante a cerimónia de inauguração, a ministra da Justiça, Carmelita Pires afirmou que a Polícia Judiciária (PJ) está confiada em “consagrar atividades científicas em todas as suas dimensões”.
Na sua comunicação, a governante salientou que o laboratório ora inaugurado coloca um desafio de concepção, implementação e desenvolvimento dos setores da balística e reestruturação da inovação da dactiloscôpia e da genética.
Afirmou que o laboratório consubstancia indubitavelmente um gigantesco e estratégico passo na execução de políticas estruturadas do governo para a consolidação de um novo paradigma da justiça criminal na Guiné-Bissau, que de acordo com a governante, “está assente na fiabilidade da produção probatória, enquanto condição de validade primordial da verdade material dos factos processualmente revelados no âmbito dos inquéritos de tráfico e consumo dos estupefacientes”.
Carmelita Pires disse ainda a’O Democrata que a instituição que dirige, consciente da importância e de urgência da criação de condições necessárias para o combate ao tráfico de droga, assim como a “garantia de um sistema judicial e de dispositivos modernos de persecução criminal, assumiu desde cedo como uma das prioridades essenciais a instalação na Polícia Judiciária de um laboratório moderno”.
Explicou que o plano estratégico da Polícia Judiciária tem por finalidade melhorar os padrões de segurança pública, como também racionalizar e redistribuir os recursos humanos e materiais bem como financeiros no âmbito da modernização da estrutura organizacional da PJ.
“A prioridade é transformar a Polícia Judiciária numa instituição credível, dinâmica moderna e eficaz, capaz de ganhar a confiança e a credibilidade das agências governamentais e dos parceiros nacionais e internacionais, assim como auxiliar na luta contra a criminalidade económica e financeira”, lança Pires.
Por seu lado, o Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, defendeu que o laboratório de análises da droga é o emblema da luta contra crimes transnacionais em especial o tráfico de droga e ao mesmo tempo, um novo ponto de partida que a União Europeia pretende dar ao Estado da Guiné-Bissau no seu empenho para estabelecer um verdadeiro Estado do direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...