UNICEF NA 'GUINÉ-BISSAU' CAPACITA TÉCNICOS ESTATAIS SOBRE ANÁLISE DE PRIVAÇÕES


Bissau, 28 Abr 15 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, a partir de hoje e durante dois dias, uma acção de capacitação para técnicos das instituições estatais no domínio da Metodologia de Análise de Sobreposição de Privações Múltiplas (MODA).
A cerimónia de abertura dessa formação foi presidida pelo Director-geral do Plano que qualificou o UNICEF de “parceiro incontornável” na defesa dos direitos das crianças, na Guiné-Bissau. 
Issa Jandi sublinhou que, diante da conjuntura económica difícil com que a Guiné-Bissau se depara, o governo sozinho não pode responder à todas as necessidades das crianças, pelo que necessita e muito de apoios de parceiros.
Jandi pediu aos participantes para tirarem o máximo proveito da formação. 
Por sua vez, o representante adjunto da UNICEF, Antero de Pina destacou que a formação visa reforçar as capacidades dos técnicos governamentais de análise das Privações Múltiplas que as crianças dos zero à cinco anos de idade sofrem na Guiné-Bissau.

“A base fundamental desta análise é o Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS),“ esclareceu Antero de Pina, tendo lembrado que o executivo conclui recentemente um inquérito sobre o MICS, cujos dados preliminares irão ajudar no reforço, na capacitação e execução do plano e programas do governo ligados à infância. 

De Pina referiu que a situação da malnutrição crónica, a mortalidade materno-infantil terão sido muito melhorado, enquanto que a malnutrição aguda se manteve estável e que já não é tão preocupante como noutros países da sub-região.

Antero de Pina precisou que os resultados desta accäo de formação deverão permitir aos especialistas atacarem todos os problemas das crianças guineenses de uma forma mais integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...