GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE MICROCRÉDITO PARA APOIAR MULHERES

image
O Governo da Guiné-Bissau através do ministério da Economia e Finanças lança na próxima quarta-feira, 11 de Março, uma iniciativa de programa de microcrédito para apoiar as mulheres produtoras.
O anúncio da iniciativa do executivo foi tornado público na passada sexta-feira, 6 de Março, por chefe de Governo, Domingos Simões Pereira, à margem da cerimónia de entrega das máquinas de descasque de arroz aos populares da aldeia de Bacu Madina, na região de Gabú, leste do país.
O primeiro-ministro reconhece que o trabalho não mecanizado é muito cansativo.
“Uma pessoa trabalha no campo de manhã até a tarde e apenas se consegue cultivar uma coisa pequena. Este programa de microcrédito, em que as mulheres irão receber a título do empréstimo uma certa quantia de dinheiro, poderá no portanto, alugar uma máquina a fim de cultivar um campo muito grande e não vai se preocupar com a questão de descasca, porque existem as máquinas para descasque de arroz que terá a possibilidade de pagar o serviço com o programa de microcrédito”, explicou o chefe de Governo.

O titular da pasta da Economia e Finanças, Geraldo Martins numa declaração a’O Democrata, explicou que a iniciativa será expandida ao nível de todo o território nacional, dado que o executivo pretende com a mesma aliviar o sofrimento das mulheres.
Questionado sobre a proveniência de fundos, respondeu que o dinheiro utilizado no programa de microcrédito é um fundo do executivo. Acrescentou neste particular que o governo conseguiu o dinheiro através de apoios de algumas entidades estrangeiras, que escusou-se de revelar nomes bem como o valor destinado para este programa de microcrédito.
“Já temos uma estrutura criada ao nível do ministério que irá trabalhar na recolha de informações sobre pequenos projectos das mulheres, com o intuito de financiar as suas actividades produtivas. Vamos trabalhar em colaboração com um dos bancos comerciais da praça de Bissau. Acreditamos que o programa terá um impacto muito grande no seio da sociedade, sobretudo as mulheres que serão as beneficiárias”, assinalou o governante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...