Sete novos juízes do Tribunal de Justiça da CEDEAO instalados



Os sete novos juízes do Tribunal Comunitário de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foram instalados esta quarta-feira durante a cerimónia de abertura do ano judicial de 2014-2015 desta jurisdição, numa cerimónia orientada pelo presidente do Conselho da Magistratura da Comunidade, Mamadou Koné, igualmente presidente do Supremo Tribunal da Côte d'Ivoire.

A célula de comunicação do Tribunal declarou num comunicado transmitido à PANA, em Abuja, que o lema escolhido para este ano é "Eficácia da Lei no seio da CEDEAO: os Problemas de Aplicação", e foi concebido para chamar a atenção para a necessidade de os Estados-membros operacionalizarem o mecanismo do Protocolo Adicional do Tribunal relativo à execução dos acórdãos do Tribunal, criado há 14 anos.

Os novos juízes prestaram juramento a 18 de junho último, em Accra, diante do chefe de Estado ganense e presidente em exercício da CEDEAO, John Dramani Mahama.

A presidente do Tribunal, Maria do Céu Monteiro, procedeu à abertura oficial do ano, um evento anual no calendário do Tribunal organizado na sua sede em Abuja, capital da Nigéria.

Foram convidados à cerimónia dignitários como o procurador-geral da Nigéria e ministro da Justiça, o presidente da Comissão da CEDEAO, o presidente do Parlamento da CEDEAO e os presidentes das Ordens dos Advogados da Nigéria e da África Ocidental.

Foram igualmente convidados os membros do corpo diplomático e da comunidade dos direitos humanos, incluindo o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Nigéria, o professor Chidi Anselm Odinkalu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...