Bissau, 09 Fev 15 (ANG) – A Guiné-Bissau será abastecida com energia hidráulica ainda este ano, no quadro da Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG).
A informaçâo foi dada pelo ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, momentos antes de se deslocar a Dakar (Senegal), onde deve presidir a 41ª Reunião de Conselho de Ministros da OMVG.
O encontro de Dakar visa aprovar o orçamento das actividades para 2015 tendo em vista o projecto a ser submetido aos doadores ainda neste mês em França.
Ainda este ano, conforme Daniel Gomes, a OMVG vai fornecer energia hidráulica ao conjunto dos quatro países membros da OMVG nomeadamente Senegal, Guiné-Bissau, Gâmbia e Guiné Conacri.
O governante disse que para além da aprovação do Orçamento das actividades para o ano em curso serão ainda aprovados todos os instrumentos legais que serão levados para o encontro com os doadores previsto para 23 do mês em curso.
“Os instrumentos legais que serão apresentados aos doadores vão ultimar o financiamento da linha de interconexão que vai passar a energia da Guiné Conacri para a Guiné-Bissau prosseguindo para o Senegal e depois para Gâmbia”, explicou.
A Guiné-Bissau, na qualidade de presidente em exercício da organização é representada em Dakar pelos ministros dos Recursos Naturais, Daniel Gomes e o da Energia, Florentino Mendes Pereira.
O projecto da energia OMVG tem um componente de rede de interconexão e transporte de energia para os quatro Estados membros.
No país a organização prevê a construção de subestações nas cidades de Bissau, Mansoa,Bambadinca e Saltinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário