Balanço da vista oficial de Baciro Dja a Cabo Verde


Foram quatro dias de uma agenda intensa, que a comitiva, formada pelo pessoal do gabinete de Baciro Dja, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, pelo secretário de Estado e por juristas e especialistas em tecnologias de informação começou o primeiro dia.



Para começar, uma reunião técnica de troca de experiencias, para no período da tarde visitarem o novo Data Center da NOSI – Núcleo Operacional de Sistemas de Informação – e finalmente mais uma reunião nas instalações desta empresa publica que lidera o mercado das TIs em Cabo Verde e começa a projectar-se a nível regional e continental.

Ainda no mesmo dia houve lugar para um jantar oferecido pelo homólogo Cabo-verdiano, Démis Almeida, num ambiente mais descontraído confinou-se a troca de experiências e análises de questões pendentes entre as várias instituições dos dois países.

O Segundo dia foi feriado em Cabo-Verde, mas isso não impediu que a comitiva se desdobrasse em actividades de carácter cívico, como a participação em tertúlias e contactos com figuram públicas cabo-verdianas. No último dia, o ministro Baciro Dja foi recebido pelo Presidente da República de Cabo-Verde, Jorge Carlos Fonseca, para depois se proceder à assinatura do memorando no palácio do governo e partir de regresso a Bissau via Dakar.

A missão foi muito produtiva em troca de experiência, com apresentações, debates, discussões técnicas, onde as entidades cabo-verdianas responderam a questões praticas as suas homologas guineenses, muita informação técnica e organizacional foi debatida nos três dias, e ficou combinada a deslocação de uma missão idêntica à Guiné-Bissau como objectivos similares.

A prospecção de áreas com potencial para o estabelecimento de acordos de cooperação, nomadamente na agro-indústria, onde os dois governos parecem alinhados através de politicas sectoriais e realçou-se o acento tónico colocado pelo presidem da Guiné-Bissau nas questões relacionadas com esse sector primário de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...