Figura da semana: REALIZADOR RUI MANUEL COSTA REPRESENTA GUINÉ-BISSAU NO CONCURSO PALOP E TIMOR LESTE




O jovem realizador guineense, Rui Manuel Costa (Pape di Nha Raça), representou a Guiné-Bissau no concurso de Curta-Metragens com o documentário intitulado “88 Paraísos”, na celebração dos ‘25 Anos do Programa dos Países Africano da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste com a União Europeia – PALOP-TL/UE. “88 Paraísos” é um documentário que reflete sobre a criação do parque natural nas ilhas Bijagós.
No concurso que decorreu entre 10 de fevereiro e 26 de março de 2017 foram selecionados seis projetos dos diferentes países, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O concurso pretende apoiar a produção de projetos de curta-metragens que reforcem o conhecimento da diversidade e semelhanças entre as várias culturas nacionais dos PALOP-TL, no contexto de uma história e língua oficial comuns, proporcionando oportunidades de formação e promoção de jovens artistas e das suas narrativas.
“Decidi escolher este projeto denominado de ‘88 Paraísos’, no qual narrei a história real da Guiné-Bissau, que supera as crises políticas que o país vive. A história real da Guiné-Bissau é a nossa biodiversidade. Temos que mostrar os aspetos positivos do país. Nós guineenses vamos repor a verdade nesta Terra”, desafia o realizador.
BIOGRAFIA
Rui Manuel da Costa nasceu na Guiné-Bissau e atua como ator desde 1990 em diversos espetáculos e filmes com reconhecidos diretores teatrais e realizadores nacionais e internacionais. Foi seleccionado duas vezes pelo PNUD com os projetos dos filmes ‘NÔ PUDI FASSI’ e o ‘COTIDIANO’, no âmbito da iniciativa juvenil “Jovens Construindo Cultura de Paz na Guiné-Bissau 2008/2010” e venceu o concurso para a elaboração de conteúdos para educação cívica – eleições – 2009. Participou sete vezes no “Festival Internacional de filmes de Curta-metragens, denominado Clap Ivoire: 2005, 2006, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2016”.
Tem residência artística (AFRICA-DOC) em escrita de guião de filme documentário – Universidade “Gaston Berger” em Saint Louis – Senegal 2010. Participou no IV Estágio Internacional de Atores (P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies) em Bissau – Guiné-Bissau e participou no Estágio Internacional de Atores de teatro no Teatro “Daniel Serano” Dakar – Senegal. Atuou e produziu o espetáculo teatral “IRÃ MALGÓS”, da sua autoria em 2000 e foi selecionado para o “Marché des Arts du Spectacle Africain – MASA” em Abidjan, Côte d’Ivoire, para representar a Guiné-Bissau.


Por: Sene Camará/MO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...