COMISSÃO DA UEMOA PROMETE CONTINUAR COM PROJETOS NO PAÍS




O novo presidente da comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), o nigerino Abdallah Boureima, garantiu ontem, 03 de julho 2017, que a nova direção que lidera está disponível a continuar com todas as ações iniciadas com o governo da Guiné-Bissau com vista a levar todos os projetos até ao fim.
Essas garantias foram dadas por Abdallah Boureima, à saída duma audiência com o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, na qual diz ter apresentado o seu agradecimento pelo apoio recebido da parte guineense à sua eleição para a testa da comissão, assim como da confiança dos outros chefes de Estados da União.
À saída do encontro que durou mais de duas horas, Abdallah Boureima enalteceu a receção conferida pelo Governo guineense, assim como pelo acompanhamento dos representantes da UEMOA em Bissau.
“O primeiro objetivo da minha visita tem a ver com o agradecimento ao Presidente da República da Guiné-Bissau, também a outros presidentes pela confiança que foi depositada à nova comissão, que tenho a honra de presidir, onde tenho privilégio de trabalhar com o vosso compatriota Ibraima Diemé. Em segundo lugar, informei ao José Mário Vaz que a Comissão já iniciou os trabalhos, conforme o programa de trabalho traçado pelos Chefes de Estados da União para a nova comissão”, conta Boureima.
Por último, o novo líder da União reiterou ao Presidente da República que a intervenção da UEMOA está situada a nível comunitária, garantindo que a nova direção está disponível a prosseguir com todas as ações iniciadas com o governo guineense com vista a levar os projetos até ao fim, afirmou.
Abdallah Boureima foi designado novo presidente da Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental, em abril deste ano (2017) no termo da sessão extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos estados membros da União, que decorreu na capital económica marfinesa, Abidjan.
Boureima, até a altura da sua escolha desempenhava as funções de comissário para as Políticas Económicas e Fiscalidade Interna no seio da Comissão da UEMOA, agora substituiu o senegalês Cheikh Hadjibou Soumaré, que esteve no cargo desde 2011 e que terminou o seu mandato em setembro de 2016.
Saliente-se que antes Abdallah Boureima foi ministro da Economia e Finanças do Níger (de 1993 a 1996).
Recorde-se que a Comissão é o órgão executivo da UEMOA, criada mediante um Tratado de janeiro de 1994. A UEMOA agrupa oito (8) Estados: o Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e o Togo. A moeda comum é o franco CFA, cuja emissão é feita pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

Por: Sene Camará/MO
Foto: SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...