Conselho de Segurança das Nações Unidas convida o Presidente da Republica José Mário Vaz para nomear um novo Primeiro-ministro a luz do espírito do acordo de Conakry.
Também o Conselho da ONU manifesta-se preocupado com a crise política na Guiné-Bissau.A preocupação consta num comunicado emitido hoje pelos membros conselho de segurança da ONU,
Segundo, a ONU a prolongada crise política institucional é o resultado da falta do acordo entre actores políticos para obtenção de um consenso para por fim do impasse política, a reunião do conselho de Segurança realizada ontem na Nova York.
Os quinze membros do conselho elogiaram esforço da CEDEAO e tendo saudado a missão de alto nível do bloco regional que esteve no país, de 23 e 24 de Abril, com objectivo de avaliar a implementação do acordo de Conakry.
Órgão da ONU reafirma importância vital de acordo com uma base para resolução da crise política, e apela ainda as partes no sentido de evitarem acções que possam incitar a violência no país.
Ainda, o Conselho manifestou-se preocupado com a situação das populações que estão sofrendo, efeitos negativos, arrastados pela crise duradoura.Por isso, a ONU apela aos políticos para colocarem o interesse do povo guineense em cima do interesse pessoal.
Para Conselho de Segurança deve haver um dialogo claro incluindo a revisão da Constituição da República para tirar país rapidamente da prolonga crise.
De acordo com os quinze membros do conselho a implementação de acordo de Conakry pode ser caminho para retorno da confiança dos parceiros internacionais para aplicação das promessas da mesa redonda de Bruxelas.
Os quinze terminam o comunicado, saudando as forças de segurança pela abstenção na crise e igualmente manifestam-se preocupados com crime organizado e outras ameaças, bem como o tráfico de droga.
Notabanca/MO
Nenhum comentário:
Postar um comentário