O ministério da Educação Nacional disponibilizou cinco milhões de francos Cfa, aos sindicatos do sector do ensino para celebrar, na cidade de Bafatá, o “17 de Fevereiro” dia dos professores.
O lema escolhido para a comemoração da data: “Um Outro Ensino de Qualidade Sem a Greve é Possível na Guiné-Bissau”.
No acto da entrega da verba, Iracema do Rosário, Secretária de estado do ensino básico, secundário e profissional disse que o gesto é simboliza confiança e parceria entre o Governo e os sindicatos do sector.
O sindicalista, Eusébio Có, membro do SINDEPROF afirma que o gesto mostra de uma forma inequívoca a vontade do Governo em colaborar com as organizações sindicais do sector da educação.
Recordamos que, a data foi instituída no Primeiro Congresso de Cassacá, realizado de 13 à 17 de Fevereiro de 1964, sob comando dos lideres do PAIGC, para honrar o combatente e professor, Aureolino Lopes Cruz já falecido.
Boas festas senhores professores e refletam melhor sobre o sector, sempre fustigado pelas greves, divido aos magnos salários em atraso e algumas reivindicações para a melhoria de qualidade de vida, dos homens e mulheres honrados.
Notabanca/MO
Nenhum comentário:
Postar um comentário