A Organização Internacional de Migração (OIM) anunciou que já estão criadas as condições logísticas necessárias para o regresso voluntário dos migrantes que no mês passado foram encontrados em Bubaque, região de Bolama, Bijagós.
Em declarações à e-Global, António Infanda, responsável para a Reintegração de Emigrantes, disse que os trabalhos estão a ser feitos em parceria com a Direção-geral de Migração e Fronteiras da Guiné-Bissau. “Iniciamos o nosso trabalho de apoio à Direção-geral da Migração e Fronteiras no sentido de prestar assistência humanitária a estas pessoas com toda a logística, desde a deslocação a partir de Bubaque para Bissau onde vão ser instalados num hotel nos arredores de Bissau”, disse Infanda.
António Infanda informou também que o processo da reintegração dos migrantes vai ser feito na fronteira da Guiné-Bissau com a Republica da Guiné-Conacri, em Buruntuma no leste do país na presença do Embaixador deste país na Guiné-Bissau, Abduramane Kaba.
De acordo ainda com o responsável, os migrantes foram submetidos na segunda-feira a exames médicos, e terão seguido viagem esta terça-feira. “Aguardamos a confirmação médica, através de um exame, para que possamos decidir o regresso deles para o país de origem”, informou este responsável.
© e-Global com Conosaba/MO
Nenhum comentário:
Postar um comentário