Modibo Ibrahim Toure
Economista assume a pasta de representante especial no lugar de Miguel Trovoada; carreira do recém-nomeado inclui postos de alto nível em países como Quénia, Chade, Cote d’Ivoire e Etiópia.
O maliano Modibo Touré foi anunciado esta quinta-feira como o novo representante do secretário-geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.
Touré também substitui o são-tomense Miguel Trovoada no cargo de chefe do Escritório Integrado da ONU para a Consolidação da Paz no país, que terminou o mandato em abril.
Liderança
Em nota, apresentada pelo seu porta-voz Stephane Dujarric, Ban Ki-moon agradece ao enviado cessante pela liderança e pelas realizações da missão durante o seu trabalho na Guiné-Bissau.
O novo representante é mestre em Gestão de Empresas e licenciado em Economia tendo ocupado o cargo de assessor especial do enviado especial para a Região dos Grandes Lagos, de 2013 a 2015.
Coordenador
Touré já trabalhou em países como Quénia, Chade, Cote d’Ivoire e Etiópia como coordenador residente interino da ONU, chefe humanitário e na liderança do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Pnud.
A sua carreira inclui cargos de alto nível no Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, e como ministro de Novas Tecnologias, Telecomunicações e Correios no Mali.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque/Conosaba
Depois de estudar na Escola Nacional de Administração em Bamako, Modibo Ibrahim Touré começou sua carreira no serviço público como Inspector das Finanças.
Realizou estudos de pós-graduação nos Estados Unidos e obteve um MBA em 1989 na Universidade de Vanderbilt, no Tennessee.
Em 1990 trabalhou nas UPS multinacionais dos Estados Unidos (United Parcel Service) como um executivo sénior em planeamento financeiro Divisão de Controles Internos em Nashville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário