NAÇÕES UNIDAS O SECRETÁRIO-GERAL MENSAGEM NO DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA


23 de Março de 2016
Image result for bandeira das nacoes unidasAs concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera continuam a subir. O mesmo acontece com a temperatura dos oceanos e da terra. A mudança climática está a acelerar a um ritmo alarmante. A janela de oportunidades para limitar o aumento da temperatura global bem abaixo dos 2 graus Celsius - o limiar acordado pelos governos mundiais em Paris, em dezembro do ano passado - é estreito e está a fechar-se rapidamente.
Os efeitos do aquecimento do planeta serão sentidos por todos. Os níveis do mar estão a subir, e condições meteorológicas extremas estão a tornar-se o novo normal. Fortes chuvas e inundações irão colocar mais vidas e bens em risco. Mais tempo e secas mais severas colocarão em risco a segurança alimentar, aumentar a mortalidade e desestabilizar as economias locais e globais. A alteração das condições ambientais vai aumentar a propagação de muitas doenças.
Daí o tema do Dia Mundial da Meteorologia deste ano: "Mais quente, mais seco, mais molhado: enfrentar o futuro". O mundo deve agir agora para transformar e adaptar a economia global às baixas emissões e reforçar a capacidade de resistência às mudanças inevitáveis que estão para vir, especialmente nos países menos desenvolvidos.
Com a adopção do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, a comunidade internacional tem claramente e por unanimidade o compromisso de agir. Nós já possuímos uma boa parte do conhecimento e muitas das ferramentas que precisamos. Mas não podemos permitir qualquer demora.
Convidei os líderes mundiais para virem a Nova Iorque no final deste mês, em 22 de Abril, para assinar o Acordo de Paris, que é essencial para assegurar a sua rápida ratificação. Mas mesmo antes de o acordo entrar em vigor, cada país, cada empresa e cada cidadão tem um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas e construir um futuro sustentável para esta e futuras gerações.
Neste Dia Mundial de Meteorologia, exorto os decisores e todos os intervenientes na sociedade a  enfrentar o futuro agora. Só respondendo de forma decisiva para o desafio climático podemos evitar os piores impactos das alterações climáticas e lançar as bases de um mundo de paz, prosperidade e oportunidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...