MISSÃO DE CONSELHO DE PAZ DA UNIÃO AFRICANA CHEGOU A BISSAU


Representante da União Africana na Guiné-Bissau, Ovídeo Pequeno


Uma missão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) chega no início da noite da quarta-feira a Bissau para uma visita de contacto com as autoridades da  Guiné-Bissau. A missão estará no país de 16 a 20 de Março, onde procederá às consultas com diversas entidades nacionais, actores políticos, sociais para melhor compreender a situação política actual.
Segundo as informações apuradas, o objectivo da missão passa por “encontrar mecanismos de apoio e de ajuda para uma saída da crise política guineense que se arrasta já há meses”.
“Esta missão visa por outro lado manifestar a total disponibilidade da União Africana em conjugar esforços com as autoridades nacionais e em especial com os parceiros internacionais para uma melhor coordenação dos apoios necessários à República da Guiné-Bissau”, acrescentou a organização.
A delegação que estará no país de quinta-feira a domingo, será composta por todos os 15 membros do Conselho de Paz e Segurança da UA, apoiados pelo secretariado da Comissão da UA.
O Embaixador da Gâmbia junto da Comissão detém a Presidência rotativa do Conselho de Paz e Segurança no mês de março.
De referir que na semana passada uma missão do Conselho de Segurança das Nações Unidas esteve no país com o mesmo propósito de consultar as partes envolvidas na crise política.
Após vários encontros em Bissau , o chefe da missão, recomendou aos líderes guineenses o “respeito pelas regras institucionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...