O Democrata elegeu como figura da semana, o lutador guineense e tricampeão africano de luta, Augusto Midana que conquistou no solo egípcio, a sua terceira medalha de ouro consecutiva no Campeonato Africano de luta livre olímpica, na categoria de 74 kg, noticia portal desportivo luso “Sportinforma”.
De acordo com presidente da Federação Guineense de Luta, Muniro Conté, Midana contabiliza desta feita a sua sétima medalha de ouro nos torneios africanos. Contudo o lutador já arrecadou cerca de quarenta medalhas entre ouro, prata e bronze ao longo da sua carreira, afirmando ao ‘Sportinforma’ que “a meta agora é conseguirmos a nossa primeira medalha olímpica, o que vamos tentar nas olimpíadas do Rio de Janeiro-2016”.
BIOGRAFIA
Augusto Midana nasceu no dia 20 de Maio de 1984, na aldeia de Sucuto, seção de Nhacra, Região de Oio. Começou a lutar na tabanca onde é natural. Midana conquistou a sua primeira medalha de Ouro no Egito em 2010 nos Jogos africanos de Cairo. Em 2011 levou outra vez medalha de Ouro no Campeonato Africano de Luta Livre realizado no solo senegalês. 2012 foi o ano onde o recordista guineense arrecadou duas medalhas de Ouro em Marrocos [uma no Campeonato Africano e outra num Torneio de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, onde o atleta nacional fora considerado o melhor a nível do continente Berço da humanidade.
Já em 2013 devido a situação político-militar vivida no país [Golpe do Estado de 12 de Abril] de 2012, Midana não participou nos Jogos Africanos nem no Campeonato Africano. Regressou em grande às Arenas de luta em 2014, conquistando a metalha d’Ouro no Campeonato Africano da Tunísia. Em 2015 jovem de Sucuto conquistou Ouro no Egito, onde curiosamente este ano [2016] assinou o seu terceiro título consecutivo de campeão africano de luta livre nos 74 quilos com olhos postos nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário