Paulo Reglus Neves Freire, de seu nome completo, foi um escritor brasileiro, de Pernambuco, para ser mais exacto, nascido em 1921 e que morreu em 1997, com 75 anos de idade.
Um dos mais notáveis pedagogos a nível mundial, influenciou o movimento de pedagogia crítica e foi um dos impulsionadores e patronos da Educação Brasileira.
Ainda hoje se mantém como o brasileiro mais homenageado da história com 41 títulos de Doutor Honoris Causa, inclusivamente, de universidades como Harvard, Cambridge ou Oxford, tendo ganho em 1986 ganhou o Prémio da UNESCO para a Educação para a Paz.
O livro “Cartas à Guiné-Bissau – Registo de uma experiência em Processo” é uma compilação de textos escritos entre 1976 e 1977, quando procurava construir um modelo de alfabetização de adultos numa Guiné-Bissau recém-independente.
A troca de cartas entre Paulo Freire e a Comissão Coordenadora dos trabalhos de alfabetização em Bissau, reflectem bem a forma como o autor olhava para África, mas fazem também um retrato fiel da Guiné do pós-guerra, económica, social, política e culturalmente.
LINK AQUI PARA DESCARREGAR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário