ENGº. GILBERTO CHARIFO APRESENTOU O SEU LIVRO "DEPÓSITO MINERAL DE FARIM-SALIQUINHÉ CARATERIZAÇÃO, POTENCIAL E DESAFIOS DE EXPLORAÇÃO" NO PORTO COM MUITO SUCESSO


Dr. Filomeno Pina, Gilberto Charifo e Prof. Doutor José António Simões Cortez

Esta quinta-feira, dia 05 de Março foi apresentado com sucesso o livro do guineense, Engº. Gilberto Charifo, “Depósito Mineral de Fosfato de Farim-Saliquinhé Caraterização, Potencial e Desafios de Exploração” na Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL (na Praça Carlos Alberto, 128-A, Porto) – fundada em 1963, sem fins lucrativos, “Medalha de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto”.

Moderador:
Filomeno de Lourenço Gomes de Pina, Psicólogo Clínico – Licenciado em Psicologia e Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, pela Universidade de Coimbra e, Conselheiro da Associação de Estudantes Guineenses do Porto.

Dr. Pina apresentou a mesa, deu boas vindas aos presentes e agradeceu a disponibilidade de todos. Em seguida disse: “muito obrigado Engº. Gilberto Charifo o autor do livro, muito obrigado Presidente da Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL Dr. Rui Vaz Pinto”, e também enalteceu a presença do Engº. Luís Azevedo que veio em representação do Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto Dr. José Manuel Pavão.

O moderador disse: “vou dizer em poucas palavras a Biografia e o percurso do autor do livro”:

Gilberto Charifo Nasceu na Guiné-Bissau, na cidade de Bafatá, estudou em Lisboa e licenciou-se em Engenharia de Minas na Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Trabalhou em vários países, nomeadamente: Portugal, Angola, Moçambique, Africa de Sul e Namíbia. Regressou a Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, onde fez o Mestrado em Engenharia Geológica (Georecursos), exerceu funções de consultor internacional na mesma área de formação (minas e hidrocarbonetos), posteriormente fez o doutoramento em Engenharia Geológica na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, onde é membro de Investigação Cientifica no Departamento de Ciências da Terra. Colabora com a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Departamento de Ciências e Tecnologia, onde leciona cadeiras no curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento do Meio.

Mais de duas décadas desenvolveu e implementou vários projetos no domínio de Ciências da Terra, contribuindo para o sucesso de várias empresas internacionais.

Académico e profissional versátil, dedicou-se nos últimos anos ao País que o viu nascer, dando o seu contributo em diversas áreas: Conselheiro do primeiro-ministro e assessor do Ministro dos Recursos Naturais, Energia e Indústria nos sucessivos Governos (2011 a 2014). É coordenador do projeto de Extensão da Plataforma Continental da Guiné-Bissau, para além das 200 Milhas Marítimas, que foi submetido em setembro de 2014 à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas e cumulativamente exerce funções de Diretor Geral de Geologia e Minas no Ministério dos Recursos Naturais desde outubro de 2014.

O Livro foi apresentado pelo Prof. Doutor José António Simões Cortez, Professor Catedrático Jubilado – Faculdade de Engenharia do Porto, membro honorário da Ordem dos Engenheiros, tendo sido Bastonário da Ordem entre 1985 – 1992 (teve três mandatos).

“Para mim, é uma grande honra estar aqui hoje para saudar e apresentar o livro “sobre uma nova metodologia de resolução do problema, perfeitamente adequado ao caso da exploração do fosfato na Guiné-Bissau” do meu ex-aluno de Coimbra Gilberto Charifo”! Também fui aluno, aprendi muito, transmiti e partilhei o saber com os outros”. “Fiz a minha Licenciatura em 1958 e fui professor durante 44 anos”, disse Prof. Doutor José António Simões Cortez.

“Faço com muito gosto a apreciação global deste maravilhoso livro dividido em 8 capítulos e dois anexos”. E também, o estudo apresentado neste livro é um caso típico e exemplar de um trabalho de engenharia”!   

O autor do livro Engº. Gilberto Charifo disse, “o meu muito obrigado” ao Prof. Doutor José António Simões Cortez por todo apoio que me deu quando era estudante em Coimbra e “muitíssimo obrigado” Prof. por ter aceitado o meu convite para apresentar o meu livro”. “Muito obrigado” ao Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário, obrigado ao Dr. Filomeno Pina, obrigado ao ‘Blogue Conosaba do Porto’ pela divulgação, “o meu muito obrigado” ao Doutor José António de Almeida, ao Editora Sinal (Gráfica Sinal), Edições Corubal, a Livraria de Estudantes do Porto, e “muito obrigado” a todos aqueles que colaboraram para que hoje seja possível apresentar este livro.

O depósito mineral de Saliquenhé é uma reserva geológica de minerais fosfatados que se localiza no território da Guiné-Bissau próximo da localidade de Farim. Este depósito foi descoberto por sondagens efetuadas nos anos 60 do século passado. Tratou-se de uma descoberta aparentemente acidental porque os trabalhos de pesquisa visavam hidrocarbonetos. De qualquer forma, o BRGM (“SERVIÇO NACIONAL DE GEOLOGIA” ‘é a instituição pública nas aplicações de Ciências da Terra para gerir os recursos e os riscos do solo e do subsolo’) interessou-se pelo local, no quadro da cooperação entre Guiné-Bissau e França, nos anos 80 efectuou uma campanha de prospecção mais detalhada e apresentou uma primeira proposta de reservas. 
O depósito é de origem sedimentar e contempla duas camadas fosfatadas principais sob uma camada de sedimentos relativamente espessa.
"O livro agora editado pelo autor Gilberto Charifo levanta e propõe soluções técnicas para duas questões fundamentais, a mistura de tamanhos dos suportes das sondagens e o zonamento de teores nas duas camadas. A solução é inovadora assim como toda a abordagem científica é de indiscutível qualidade e rigor" (prefácio).
   
Objetivos:
- Dar a conhecer o conhecimento académico, técnico e prático das diferentes etapas do depósito mineral de fosfato de Farim, bem como a sua caracterização, potencial e desafios de exploração.

- Aprofundar as novas necessidades emergentes; conhecer os novos desafios científicos no desenvolvimento de tipologia deste projeto.

Debate:
O moderador Dr. Filomeno de Lourenço Gomes de Pina fez muitas perguntas ao autor de livro sobre impacto ambiental  antes de convidar o público para o debate.  

Intervenção do  Engº. Luís Azevedo que veio em representação do Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto Dr. José Manuel Pavão.



Intervenção do Engº. Walter (amigo da Guiné-Bissau)



Intervenção do General Fodé Cassama 


Intervenção do Dr. Luís Barbosa Vicente, Mestre em Administração e Políticas Públicas; Economista e Docente Universitário


Intervenção do Dr. Hugo Gomes


Em seguida, o autor respondeu todas as perguntas que foram colocadas pelos intervenientes sobre a exploração do fosfato de Farim! 


O moderador agradeceu a presença de todos presentes e deu por encerada (19h45) a  sessão. 

O autor do livro assinou quase todos os livros que foram comprados pelos leitores.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...