Os membros do Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que detém a maioria no parlamento guineense, condenou na madrugada de sábado, 22 de agosto, a nomeação do novo primeiro-ministro, Baciro Dja.
Os membros daquele órgão dos libertadores pediram ainda ao Presidente da República José Mário Vaz, que reconsidere a sua posição, ou seja, que volte atrás na decisão de nomear Baciro Djá como Primeiro-ministro.
A posição consta das resoluções da reunião do Bureau Político que decorreu das 12 horas de sexta-feira às 3 horas de sábado.
Em declaração à imprensa depois da reunião, o Primeiro-ministro deposto e igualmente líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira disse que o direito à formação do governo e direito à governação, são da competência exclusiva do PAIGC, enquanto vencedor das últimas eleições legislativas.
“O partido espera que o Presidente da República possa rever essa situação, outorgando ao PAIGC essa competência de poder fazer uso de uma prerrogativa que lhe é atribuída por força de umas eleições legislativas”, assegurou o líder dos libertadores, que entretanto, avançou neste particular, que o espírito das resoluções do bureau político vai no sentido do partido impugnar política e judicialmente a nomeação de Baciro Djá para Primeiro-ministro.
Simões Pereira explicou ainda à imprensa que durante a reunião o buereau político analisou o comportamento de alguns militantes e dirigentes do partido que violaram as regras do partido, tendo acrescentado que aquele órgão do partido advertiu-os a reconsiderarem as suas posições sob pena de lhes serem aplicados castigos à luz dos estatutos do partido.
Interrogado se se referia a Baciro Djá em concreto, o presidente do PAIGC, disse que a advertência é válida para todos aqueles que possam estar a ir contra as orientações do partido.
O novo primeiro-ministro e igualmente terceiro vice-presidente do PAIGC, Baciro Dja disse na sua curta declaração à imprensa que a sua suspensão nas actividades do partido e no parlamento já foi ultrapassada. Contudo, mostrou-se satisfeito pela forma como decorreu a reunião do Bureau Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário