Militares dos países lusófonos reúnem-se em Luanda

Os chefes do Estado-Maior-General dos países de língua portuguesa reúnem-se a partir de quarta-feira, em Luanda, cabendo a Angola assumir a presidência deste secretariado permanente, informou ontem à Lusa uma fonte militar.


Portugal presidiu a esta estrutura ao longo do último ano, após a XVI reunião de Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito da componente de defesa e cooperação daquela comunidade, realizada em Lisboa, em abril de 2014.

A XVII reunião desta estrutura vai decorrer em Talatona, Luanda, entre 06 e 07 de maio, e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal, general Pina Monteiro, de acordo com a mesma fonte.

Estas reuniões constituem-se como um dos órgãos de decisão e acompanhamento das acções desenvolvidas pela CPLP no domínio da Defesa, sendo um fórum de "discussão e troca de informações privilegiado para o conhecimento mútuo no âmbito estratégico-militar", segundo a comunidade de países lusófonos.

Após a presidência portuguesa, Angola passará a coordenar os trabalhos do secretariado de Defesa da CPLP, através do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas, general Sachipengo Nunda.

Além de Portugal e Angola, integram a CPLP também o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, devendo este último país estrear-se nas reuniões deste órgão, após a adesão à comunidade lusófona em 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...