O Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) realizou esta segunda-feira, 18 de Maio, uma campanha de sensibilização de estudantes do liceu nacional Kwame NKrumah, sobre a importância da preservação da biodiversidade. O evento insere-se no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade celebrado este ano sob o lema “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”.
A iniciativa, de acordo com os responsáveis daquela organização, tem como objectivo promover reflexões com vista a informar e sensibilizar os jovens, público guineense em geral sobre a importância da Biodiversidade.
A coordenadora do seguimento da biodiversidade do IBAP, Aissa Regalla de Barros, explicou na sua declaração a’O Democrata que a jornada visa incutir nos jovens o significado da Biodiversidade e o tipo da Biodiversidade existente na Guiné-Bissau.
“É nesta perspectiva que estamos a realizar palestras para passar informações, orientar a população geral, sobre a forma da conservação da biodiversidade e com isso poderão igualmente aumentar os seus conhecimentos”, explicou.
A responsável sublinhou ainda que o lema deste ano reverte um particular significado para Guiné-Bissau, tendo em conta a exploração irracional da biodiversidade, nomeadamente o corte de madeira que se verificou nos dois últimos anos no país.
Aissa Regalla defende a exploração racional da biodiversidade para o benefício quer da geração actual quer da geração vindoura.
“A Guiné-Bissau vive das biodiversidades nomeadamente do veludo, da farroba, da carne de caça e da agricultura. Por essa razão, as pessoas têm que conhecer a biodiversidade e as acções que o governo está a desenvolver em prol da sua conservação e protecção”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário