O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), realizará de 5 a 8 de Maio próximo a primeira Semana de Juventude da Comunidade dos Países da língua portuguesa (CPLP) com o objectivo de aprofundar o intercâmbio cultural entre os jovens dos países da língua portuguesa nos domínios das artes, músicas, exposições artísticas e gastronomia.
Em declaração a’O Democrata, o presidente do CNJ, António Nabituque afirmou que a maior preocupação da juventude dos países da lusofonia é o não cumprimento por partes dos governantes do espaço lusófono dos engajamentos que assumem nas reuniões dos conselhos de ministros da CPLP em matéria da juventude.
O responsável juvenil afirmou que o nosso país muitas vezes por razão da limitação financeira não consegue implementar planos traçados. Garante, todavia, que a organização que preside tem neste momento um plano estratégico para apresentar na próxima Semana de Juventude da comunidade lusófona.
Segundo Nabituque, a juventude guineense acolherá com muita satisfação a iniciativa que permitirá partilhar e trocar ideias sobre desafios ligados à juventude nesta era da globalização.
Por seu lado, o Secretário de Estado de Juventude, Cultura e Desportos, Tomas Gomes Barbosa considerou que a realização da primeira Semana da Juventude da CPLP no nosso país é um grande orgulho nacional para qualquer guineense e espera que o evento seja uma marca de mudança do papel da juventude para além do espaço nacional.
Para o governante há desafios, objectivos e metas a serem atingidas. Na sua visão, a responsabilidade de alcançar os tais objectivos e metas cabe a todos os guineenses. Frisou que evento poderá realçar o valor da cultura que une os laços históricos dos povos que partilham a mesma língua.
O representante da CPLP, António Pinto Alves advertiu que a juventude é um dos principais pilares da nossa comunidade e disse esperar que a Semana da Juventude se contribua para uma mudança real na construção da política da juventude reconhecida na comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário