O presidente do Grupo de Contacto para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz nas Nações Unidas, António de Aguiar Patriota, disse que a Guiné-Bissau vive um momento “extraordinário” de oportunidades. O diplomata brasileiro falava à imprensa esta segunda-feira, 20 de Abril, depois de uma audiência com o Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.
Este responsável onusino assegurou que o Chefe de Estado guineense está a exercer uma forte liderança no país. Informou que durante a audiência abordou com o Presidente da República assuntos ligados à cooperação bilateral entre o Brasil e a Guiné-Bissau.
António Patriota disse estar satisfeito pela forma como o povo guineense, aos poucos, está a encontrar o caminho da prosperidade e da estabilidade dentro da democracia, bem como do progresso institucional.
Em relação à posição do Chefe de Estado guineense, o diplomata brasileiro ao serviço das Nações Unidas assegurou que o Presidente José Mário Vaz manifestou-lhe a preocupação face aos desafios no sector da defesa e segurança. Acrescentou ainda que o encontro no Palácio presidencial permitiu abordar igualmente a situação económica do país, nomeadamente a perspectiva do desenvolvimento do sector agrícola.
“Presidente JOMAV quer contribuir não só na segurança alimentar, mas também no desenvolvimento agrário do país. São alguns dos temas que comentamos”, explicou Patriota.
Quanto ao sector que poderia acolher o apoio brasileiro, Patriota assinalou que o Brasil já apoia o país em várias áreas, nomeadamente no combate ao Sida e na formação de jovens através de oficinas. Lembrou ainda que o seu país anunciou uma ajuda de cinco milhões de dólares norte-americanos aquando da realização da mesa redonda de Bruxelas com os doadores.
Patriota explicou que seu país examinará com particular atenção a possibilidade de um apoio no domínio da agricultura, por ser um dos assuntos que o Preside José Mário Vaz, abordara com a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aquando da investidura desta em Janeiro do ano em curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário