O Governo da Guiné-Bissau vai apresentar hoje, 25 de Março, um plano estratégico de desenvolvimento estimado em 2 250 milhões de dólares norte-americanos aos parceiros internacionais. O plano estratégico de desenvolvimento montado pelo executivo guineense está dividido em duas fases, sendo a primeira fase orçada em 450 milhões de dólares e destinado à execução de projectos estruturais do país durante três anos e meio.
A segunda fase do plano tem um horizonte temporal até 2025, com um custo total estimado em 1.800 milhões de dólares norte-americanos, destinado à materialização de projectos de grande envergadura.
A Conferência internacional com os doadores decorre na quarta-feira, 25 de Março, sob o lema “Terra Ranka”.A conferência de Bruxelas que vai reunir a comunidade internacional para validar os esforços nacionais de consolidação da democracia e da estabilidade, conta com a participação de Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, bem como do Presidente da República do Senegal, Macky Sall, de acordo com o programa da reunião a que a nossa redacção teve acesso.
Na cerimónia de abertura do encontro pronunciarão as seguintes individualidades: o Comissário para Cooperação Internacional e Desenvolvimento da União Europeia, Neven Mimica, o Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, o Chefe de Estado do Senegal, Macky Sall.
O Sub-Secretário-geral e Chefe para o Departamento da Política Externa das Nações Unidas, Jefferey Felman vai ler a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon aos participantes na Conferência. O Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, vai estar na mesa que preside a cerimónia, mas não vai usar de palavra.
Após a cerimónia de abertura da mesa redonda, a delegação da Guiné-Bissau apresentará aos presentes um filme do cineasta, Flora Gomes, intitulado “Uma Nova Cara da Guiné-Bissau” numa versão reduzida de sete minutos. Depois da projecção do filme, a primeira sessão da Conferência começará com a apresentação do Plano Estratégico pelo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, seguida da intervenção do Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, em jeito de comentários sobre o documento.
A segunda sessão de trabalho da Conferência será depois de almoço, com o Secretário de Estado de Plano e Integração Regional, Degol Mendes a apresentar o plano de acções plurianuais e o programa de investimentos. Depois de apresentação de Degol Mendes, seguirão as intervenções do deputado Assistente e Administrador do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Departamento Regional para África, Ruby Sandhu Rojon, em nome do grupo de desenvolvimento das Nações Unidas e da directora do Banco Mundial para Guiné-Bissau, Vera Songwe.
A cerimónia do encerramento da mesa redonda será preenchida com os discursos do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada e do Representante da União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário