Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai inaugurar a multinacional centro de coordenação marítima (MMCC) para uma zona marítima conhecida como Zona Piloto E.
Tendo lugar em Cotonou, Benin, isto marca um passo importante para a implementação da Estratégia Marítima Integrada da CEDEAO (EIMS). É uma prova sólida de compromisso dos Estados membros para resolver o grave problema da pirataria marítima, junto com outras actividades ilícitas no mar. Piloto Zona E é considerada a zona marítima mais perigosa na África Ocidental, e são necessários esforços de protecção mais fortes nesta área, que engloba Benin, Níger, Nigéria e Togo.
Uma vez inaugurado, o centro em Cotonou irá coordenar as actividades conjuntas entre os quatro estados. Isso inclui patrulhas, partilha de informação, formação e exercícios. De acordo com as orientações definidas no EIMS, o centro é obrigado a informar o Centro de Coordenação Regional de Segurança Marítima da África Ocidental. Ele também irá trabalhar com os centros de coordenação marítimas multinacionais das Zonas F e G, completando assim a arquitectura de segurança marítima a nível sub-regional. Zona F inclui Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Libéria e Serra Leoa, enquanto Zona G é composta de Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali e Senegal.
Uma iniciativa da comissária da CEDEAO para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Salamatu Hussaini Suleiman, novo centro de coordenação é parte de uma série de acções que foi acordado na cimeira de Junho de 2013 Yaoundé 24 e 25. Nesta importante reunião, os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados Africano Central, a Comissão do Golfo da Guiné e da CEDEAO adoptou uma política comum para responder à pirataria e à insegurança marítima.
Os Estados membros também iniciaram suas próprias acções, além daquelas tomadas pela Comissão. Apesar graves desafios no combate Boko Haram no norte do país, a Nigéria, por exemplo, está em busca de uma solução sustentável para a pirataria e roubo de petróleo na região do Delta do Níger sul. De acordo com uma reportagem do jornal nigeriano, Liderança, o país interceptou mais de 84 navios que realizam actividades ilícitas em suas águas em 2014.
De acordo com o Chief of Naval Staff nigeriano, Usman Jibrin, o país perde 433.000 milhões de nairas (2 bilhões de dólares ou 1313000000000 FCFA) para roubo de petróleo a cada ano, e agora está a equipar-se com barcos de patrulha cada vez maiores.
A Marinha Ghana demonstrou a sua capacidade de proteger as águas do Gana em janeiro deste ano, quando ele pegou o petroleiro nigeriano invadido, Mariam. Isso ocorreu apesar de um mau começo de 2015, dada a 14 de Janeiro de seqüestro do Oceano Splendor Panamá-registrado. A Marinha prendeu oito pessoas fortemente armadas que tinham sequestrado a Mariam, uma semana antes, e lançado do navio nove tripulantes. Este ato de bravura também é a prova de que a cooperação entre os Estados da região pode combater com sucesso a actos de pirataria; que é um dos objectivos do novo centro de coordenação.
Na maioria dos outros Estados membros da CEDEAO, tem havido uma dinâmica semelhante em matéria de luta contra a insegurança marítima. Benin (que fornece centro da Zona E), Costa do Marfim, Togo, Guiné e Senegal estão adoptando estratégias marítimas nacionais, em consonância com EIMS. Esses estados estão estabelecendo autoridades marítimas responsáveis por coordenar a acção do Estado no mar, e estão se equipando com barcos de patrulha e sistemas de vigilância remoto para monitorar seus domínios marítimos.
Enquanto a pirataria, roubo a mão armada, a pesca ilegal, roubo de petróleo e outras ameaças no mar ainda estão longe de ser erradicada, essas acções sugerem que a CEDEAO e os seus Estados membros são sérios sobre como proteger seus domínios marítimos de forma cooperativa.
Dito isto, mais trabalho pela frente para a Comissão da CEDEAO. Ele deve agora se concentrar em finalizar a sua arquitectura de segurança marítima. A instalação do Centro de Coordenação Regional de Segurança Marítima da África Ocidental deve provar ser uma forte justificativa para o Centro de Coordenação Inter-Regional (ICC), inaugurada em 11 de setembro de 2014, em Yaoundé. As pontes ICC Centro de Coordenação Regional de Segurança Marítima da África Central e que a África Ocidental.
A Comissão da CEDEAO precisa urgentemente de designar dois países de acolhimento para os futuros centros de coordenação marítimas multinacionais para Zones F e G, que serão estabelecidas com base nas lições aprendidas com o centro na Zona E. A fim de ter um sistema de segurança marítima mais harmonioso em o núcleo da CEDEAO, os Estados-Membros que estão actualmente a desenvolver estratégias marítimas nacionais precisam de assistência técnica da Comissão.
A comunidade internacional e todos os outros intervenientes na indústria marítima devem aumentar o apoio a esses esforços, como eles também serão beneficiados com o aumento da segurança marítima no Golfo da Guiné. Certamente, a região já beneficia do apoio de organizações como a União Europeia e da Organização Marítima Internacional; e de vários países - nomeadamente a França, os Estados Unidos, o Reino Unido, Alemanha, Japão e China. No entanto, a assistência deve ir além da escrita de estratégias, cursos de formação e exercícios de simulação. A região também tem de aumentar os seus recursos materiais, em termos de meios navais e capacidades de aviação marítimas se for para responder adequadamente aos ataques marítimos brutais.
Com a inauguração do centro de coordenação da Zona E, a CEDEAO está dando um passo decisivo para a aplicação EIMS. No entanto, ele não deve parar por aqui, e é imperativo que todos os beneficiários da segurança marítima no Golfo da Guiné fornecer apoio contínuo. Isso vai ajudar muito Estados da África Ocidental em libertar-se das ameaças representadas por piratas e outros criminosos que actuam em seus domínios marítimos.
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