ONU optimista com conferência de doadores para a Guiné-Bissau


Edifício das Nações Unidas em Nova Iorque, EUA

Especialistas das Nações Unidas e representantes de países-membros da organização manifestam otimismo com a realização de uma conferência de doadores para a Guiné-Bissau, marcada para o fim de março, em Bruxelas.


Nova Iorque (Rádio ONU, 9 de Fevereiro de 2015) – Especialistas das Nações Unidas e representantes de países-membros da organização manifestam otimismo com a realização de uma conferência de doadores para a Guiné-Bissau, marcada para o fim de março, em Bruxelas.
A conferência de doadores deve ocorrer entre 24 e 25 de março. Os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) também anunciaram a participação na conferência.
A situação na Guiné-Bissau esteve em análise a semana passada durante uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país africano de língua portuguesa busca o apoio da comunidade internacional para consolidar a nova fase democrática do país, que sofreu um golpe de Estado em 2012.
Nesta entrevista à Rádio ONU, o diretor do Escritório do Conselheiro Especial do Secretário-Geral para África (OSAA), Raul Cabral, comentou o recente encontro do subsecretário-geral da área Magde Abdelaziz com o ministro das Relações Exteriores bissau guineense durante a Cimeira da União Africana, em Addis Abeba.
“Ficou acordado que a OSAA daria o apoio necessário para ajudar a mobilizar os recursos necessários para ajudar a consolidar a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau. Os recursos necessários que possam ajudar a promover o respeito pelos aspectos legais, criar e reforçar as estruturas legais no país.”
Segundo Raul Cabral, o momento é de esperança e otimismo. “Esse otimismo não é à toa. É baseado em factos concretos. A Guiné-Bissau através do seu governo legítimo, através do seu primeiro-ministro, do presidente e dos partidos tem vindo a dialogar. E tem vindo a fazer grandes progressos”.

O novo governo da Guiné-Bissau, liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, tomou posse em meados do ano passado. Em setembro, ele compareceu à sede da ONU para representar o país nos debates da Assembleia Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...