Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
UNIÃO EUROPEIA INVESTE NOVE MILHÕES DE EUROS POR ANO NA ÁREA DA PESCA
O Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima, Ildefonso Barros, anunciou na passada ontem quinta-feira que a União Europeia (UE) vai investir 9 milhões de euros por ano na criação de condições necessárias para o investimento no sector das pescas.
Falando ao Jornal O Democrata no final de uma reunião em Bissau entre a comissão mista da UE e técnicos do Ministério das Pescas consagrada à análise dos termos da aplicação do novo protocolo, Barros afirmou que a maior parte do envelope financeiro será aplicada na construção das infra-estruturas e aquisição dos equipamentos.
O governante indicou ainda que durante a primeira reunião técnica com os representantes europeus foram discutidos aspectos importantes que poderão mudar o “conteúdo daquilo que entendemos como parceria”.
“Quero sublinhar outro aspecto muito importante no quadro deste protocolo, que é a integração dos armadores europeus na nossa economia nacional. Hoje foi dado primeiro passo da discussão, haverá muito breve outro encontro em que esta questão será aprofundada para que haja uma verdadeira parceria entre armadores europeus e empresários nacionais”, acrescentou.
Por seu lado, o chefe adjunto de Departamento de Acordos Bilaterais e Controlo das Pescas nas Águas Internacionais na União Europeia, Emmanuel Berck considerou o novo acordo de extrema importância na medida em que vai permitir a dezenas de navios europeus pescarem variadas espécies de peixes nas águas territoriais guineenses.
Berck sustentou ainda que o acesso aos recursos e a boa governação nas áreas de pescas constituem uma das preocupações da comissão mista, salientando que o objectivo é boa gestão e transparência.
Importa referir que no acordo anterior da compensação das pescas, o montante total da contrapartida financeira da UE era estimado em mais de sete milhões de euros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário