Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
JOSÉ MÁRIO VAZ REGRESSA SILENCIOSO AO PAÍS
O Presidente da República, José Mário Vaz regressou esta terça-feira ao país proveniente de Cotonou, capital da República do Benin, onde tomou parte na décima oitava Cimeira da União Económica e Monetária Oeste Africana-UEMOA, sem pronunciar nenhuma palavra à imprensa.
A Cimeira de Cotonou centrou-se sobre os progressos na implementação da iniciativa para a energia sustentável, a implementação da agenda da paz e segurança na UEMOA, a situação da segurança alimentar na União e as ações identificadas no relatório sobre o financiamento dos Estados membros da organização monetária sub-regional, notou o comunicado da presidência entregue ao Jornal O Democrata no Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”.
De acordo com o documento, no final dos trabalhos da reunião, os Chefes de Estado e de Governos da UEMOA registaram com satisfação os progressos assinalados na implementação de diferentes projetos e iniciativas da organização desde a última cimeira realizada em Dakar (Senegal) em 2013.
A nota referiu igualmente que os Chefes de Estado e de Governos acolheram com grandes aplausos, as ações empreendidas pela união, através dos comités de Alto Nível encarregues dos dossiers relacionados com a Energia, Paz e Segurança, Segurança Alimentar e Financiamento de Economias.
Na mesma reunião foi adoptada um Ato Adicional referente ao pacto de Convergência, Estabilidade, Crescimento e de Solidariedade entre os Estados membros, refere o comunicado.
Em relação a este Ato Adicional, a conferência adoptou como uma das medidas mais importantes no quadro económico e financeiro, a declaração intitulada “preservar o nível de endividamento assegurando a qualidade e a sustentabilidade da dívida pública no seio da UEMOA”, lê-se na mesma nota.
Quanto a aspetos ligados à Paz e Segurança, os chefes de Estados e dos Governo da União Económica e Monetária Oeste Africana condenaram todo tipo de terrorismo e manifestaram a sua solidariedade para com os países e povos irmãos confrontados com atos terroristas, prossegue a nota.
O mesmo comunicado destaca que, à margem da Cimeira, o Presidente José Mário Vaz, recebeu em audiências separadas, o Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental – BCEAO, Tiémoko Meyliet Koné o presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento BOAD, Kristian Adovelande, sobre apoios necessários aos projetos de desenvolvimento na Guiné-Bissau.
José Mário Vaz reuniu-se igualmente com a comunidade guineense em Cotonou e com uma delegação de empresários locais ligados ao setor de energias renováveis interessados em desenvolver projetos nesta área no país, assinala a nota da Presidência guineense.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário