Cidade da Praia - Cabo Verde e Guiné-Bissau retomaram hoje (terça-feira), formalmente, a cooperação institucional, económica e empresarial, com os primeiros-ministros dos dois países a saudaram o regresso à normalidade das relações, interrompidas após o golpe de Estado de 2012, noticiou a Lusa.
O reactar formal das relações surgiu na sequência da visita oficial de três dias que o primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, iniciou esta terça-feira a Cabo Verde e no final de uma sessão de trabalho com o homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.
"É importante a retoma das relações entre os dois países", destacou o chefe do executivo cabo-verdiano, numa conferência de imprensa conjunta com Simões Pereira, tendo ambos ressalvado a necessidade de recuperar o tempo perdido para que se atinja um patamar de "excelência".
Neves garantiu "total disponibilidade" de Cabo Verde para apoiar a Guiné-Bissau nos esforços de desenvolvimento quer da administração pública quer nas relações económico-empresariais bilaterais, apoio delineado durante a governação de Carlos Gomes Júnior (2009/12), na sequência da troca de visitas oficiais então feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário