PARA REGULAR O MERCADO, ACOBES PEDE CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DO CONSELHO ECONÓMICO SOCIAL






O presidente da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES), Fodé Camará Sanhá pediu o Governo no sentido de criar um órgão do Conselho Económico Social com a finalidade de regular o mercado interno. Sanha falava hoje a’O DE, no quadro da “Jornada Boas Festas Felizes” levada a cabo pela sua organização e que decorrerá até dia cinco de Janeiro próximo.
Segundo Sanhá , o Conselho Económico Social, uma vez criado, será constituído por todos actores de mercado inclusive os produtores e fornecedores de bens de consumo e serviços. Sustentou por um lado, que a jornada promovida pela sua organização no quadro das festividade de Dezembro, visa sensibilizar os consumidores no sentido de terem cuidados na compra dos produtos alimentares ou materiais.
Fodé Camará Sanhá pediu ainda as autoridades competentes no sentido de envidar mais esforços no controlo da qualidade dos géneros alimentícios, bem como reforçar as medidas de segurança para as populações.
Entre as recomendações às autoridades competentes, o líder da ACOBES destaca o controlo de bens de consumo no limite de período de validade ou fora de prazos a venda nos mercados tanto para o consumo humano bem como animal, o controlo dos medicamentos a venda nas farmácias, a retirada dos medicamentos inócuos que se encontram nos mercados municipais do país.
Sanhá exorta igualmente o executivo a manter a vigilância rodoviária e marítima para prevenir acidentes e proteger os consumidores nos mercados públicos face aos roubos e saqueios de carteiras e bolsas, em particular, nos centros comerciais de Bissau.
O presidente da organização dos consumidores deplorou o aumento brusco dos preços dos produtos da primeira necessidade e advertiu que “o mercado livre não significa a ausência do controlo nem a anarquia nos mercados”.
Sanhá mostrou-se esperançado todavia que o actual governo consiga mudar o mercado de consumidores de forma positiva, sustentando que a organização que dirige está sempre disponível a colaborar com as autoridades nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...