O ministro da Comunicação Social e igualmente presidente da Comissão Nacional para Transição Analógica para Digital, Agnelo Augusto Regala disse a’ O Democrata, estar confiante que “com o esforço nacional bem como com o apoio das organizações sub-regionais (UEMOA e CEDEAO) o país estará em condições de responder positivamente em Julho de 2015, o desafio da transição”.
Assegurou ainda que todas as instituições nacionais que compõem a comissão nacional de transição deverão agir de forma concertada, a fim de dar o seu contributo para que a Guiné-Bissau possa no próximo ano, transitar o sistema de difusão numérica de conteúdo de televisão.
Para o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora Nacional (ARN), Gibril Mané, os técnicos presentes no seminário “foram chamados a darem as suas contribuições de forma a enriquecer o documento de estratégia nacional”.
Durante dois dias de trabalho os técnicos ligados ao setor da audiovisual, telecomunicações, e associação de consumidores, vão discutir o documento que contém o diagnóstico do setor audiovisual na Guiné-Bisssau, e prevê as vantagens bem como as reformas requeridas no plano técnico, económico e regulamentar. O documento final será submetido para a sua aprovação no conselho de ministros.
O Democrata soube que, em consequência do processo de passagem efetiva, excepcionalmente para a Guineda emissão de televisão analógica para digital prevista para 2016, será proibida importação de aparelhos de televisão analógicos logo no início de 2015. De acordo com a diretiva da EUMOA, todos os estados membros devem transitar para televisão numérica até Julho de 2015; e as rádios até 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário