João Bernardo Vieira falava aos jornalistas em Bissau
à margem da cerimónia que assinalou o retomar das ligações aéreas
diretas entre Lisboa e a capital da Guiné-Bissau, asseguradas desde hoje
pela companhia EuroAtlantic.
A TAP
suspendeu os seus voos diretos para Bissau em dezembro de 2013 na
sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74
cidadãos sírios com documentação falsa.
Questionado
sobre as razões pelas quais a transportadora aérea portuguesa ainda não
voltou a voar para Bissau, o governante salientou que «o Governo
[guineense] não responde à TAP e já disse que o Estado da Guiné-Bissau
tem um acordo aéreo com Portugal e a TAP é um instrumento para o
materializar».
«Gostaríamos de retomar [os voos da TAP] mas não podemos ficar presos», frisou.
João
Bernardo Vieira sublinhou a ambição de reforçar as ligações aéreas com
Lisboa «não uma, mas duas ou três vezes por semana», de forma a ligar a
Guiné-Bissau «com outros países europeus».
«Lisboa
tem sido a nossa porta de entrada para a Europa, temos tido uma relação
histórica» com Portugal, salientou o secretário de Estado dos
Transportes guineense.
O avião da
EuroAtlantic aterrou hoje no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em
Bissau, pouco passava das 14:00, tendo sido recebido em festa, com
música tradicional e palmas de algumas dezenas de pessoas que quiseram
testemunhar a chegada do aparelho.
O
retomar das ligações aéreas está dependente de algumas contrapartidas,
como a presença dentro dos aviões de agentes do Serviço de Estrangeiros e
Fronteiras (SEF) português, «um ou dois, conforme as necessidades»,
segundo Eduardo Nascimento, responsável pela companhia aérea.
Neste
primeiro voo, e em virtude do surto do vírus do Ébola que afeta alguns
países da África Ocidental, viajaram também dois elementos do INEM
(Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal) que efetuaram um
controlo aos passageiros no embarque em Bissau para o regresso a Lisboa.
Além de verificarem os dados dos passageiros, a equipa do INEM mediu a temperatura às pessoas que embarcaram em Bissau.
O
Boeing da EuroAtlantic destinado à rota Lisboa/Bissau/Lisboa tem para
já capacidade para transportar 160 passageiros - 144 na classe económica
e 16 na executiva -, mas caso a procura o justifique a empresa
disponibilizará um aparelho com 200 lugares.
Para o voo inaugural de hoje a companhia colocou à venda um bilhete de promoção no valor de 327.300 francos CFA (625 dólares).
A partir do voo inaugural, os bilhetes terão diferentes preços a partir dos 388 mil francos CFA na classe económica.
No
passado dia 15 de outubro, a TAP anunciou que não estavam reunidas as
condições operacionais necessárias para retomar os voos para a
Guiné-Bissau.
Em comunicado, a
transportadora aérea portuguesa afirmou nessa altura que a ligação se
encontrava adiada por um período «não inferior a 45 dias».
A
retoma da operação para a Guiné-Bissau estava prevista para o dia 28 de
outubro, com a realização de três voos por semana, com partida de
Lisboa, às terças-feiras e sábados.
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