Virgílio Gomes( vulgo Tiu) conquistou uma medalha de prata no ‘Meeting de Atletismo’ de Kolda no Senegal, na categoria de 100 metros e com o tempo record de 10’45’’ (dez segundos e quarenta cinco centésimos). Gomes faz parte de um grupo de oito (08) atletas nacionais que participaram na 3° Edição de Meeting de Atletismo realizado na região de Kolda (Senegal), pelas autoridades daquele país francófono da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no qual tomaram parte quatro países da designada Zona dois, nomeadamente a Guiné-Bissau, Senegal, Guiné-Conacri e a Gâmbia.
Dentre oito atletas guineenses que tomaram parte no torneio, três são da categoria de júnior (duas meninas e um rapaz) e cinco do sénior. A única medalha conseguida pelo país a do Virgílio Gomes, um especialista em 100 e 200 metros. O experiente atleta Alexandre Djata participou na categoria de 1500 metros e ficou na 13° posição.
“Conseguimos dar o nosso máximo ao serviço de país e do povo guineense que fomos representar. Sentimo-nos orgulhosos por isso. Porém o nosso desejo era conquistar uma medalha de ouro, mas também ficamos satisfeitos com a medalha de prata que conseguimos. Agradecemos o apoio da federação, mas pedimos mais engajamento do Estado da Guiné-Bissau, porque somos atletas da Guiné-Bissau e se ganhamos é o hino do país que é tocado”, precisou o ‘Usain Bolt’ guineense, numa declaração ao semanário ‘O Democrata’ sobre a sua participação.
BIOGRAFIA
Virgílio Gomes nasceu a 14 de Fevereiro de 1993, em Catió, região de Tombali no Sul do país. Ele fez estudos do ensino básico unificado em Catió, depois mudou-se para a capital Bissau, a fim de prosseguir os estudos. Estudou 11ª classe na antiga escola privada ‘Dr. Mário Soares’, no bairro militar.
Fez o bacharelato na área de desporto na Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD), em 2012. É professor da educação física no ensino básico unificado do bairro de Missira. Iniciou a sua carreira de atletismo em 2010, quando participou pela primeira vez numa corrida realizada pela organização holandesa “SNV” e ficou em primeiro lugar. A nível sub-regional participou apenas em duas corridas. A primeira foi o torneio da zona dois em Mbour (Senegal), que agrupa os atletas dos países da CEDEAO e conseguiu uma medalha de bronze.
A segunda e última é este ‘Meeting de Atletismo’ de Kolda e conseguiu a medalha da prata. O atleta de 24 anos de idade sonha um dia representar o país nas grandes competições de atletismo e tornar-se no ‘Usain Bolt’ guineense, caso lhe forem criadas as condições necessárias para prosseguir a carreira.
Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Ncanha Na Ritche
Nenhum comentário:
Postar um comentário