Figura da Semana: VIRGÍLIO GOMES ‘BOLT GUINEENSE’ CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NO MEETING DE ATLETISMO DE KOLDA




Virgílio Gomes( vulgo Tiu) conquistou uma medalha de prata no ‘Meeting de Atletismo’ de Kolda no Senegal, na categoria de 100 metros e com o tempo record de 10’45’’ (dez segundos e quarenta cinco centésimos). Gomes faz parte de um grupo de oito (08) atletas nacionais que participaram na 3° Edição de Meeting de Atletismo realizado na região de Kolda (Senegal), pelas autoridades daquele país francófono da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no qual tomaram parte quatro países da designada Zona dois, nomeadamente a Guiné-Bissau, Senegal, Guiné-Conacri e a Gâmbia.
Dentre oito atletas guineenses que tomaram parte no torneio, três são da categoria de júnior (duas meninas e um rapaz) e cinco do sénior. A única medalha conseguida pelo país a do Virgílio Gomes, um especialista em 100 e 200 metros. O experiente atleta Alexandre Djata participou na categoria de 1500 metros e ficou na 13° posição.
“Conseguimos dar o nosso máximo ao serviço de país e do povo guineense que fomos representar. Sentimo-nos orgulhosos por isso. Porém o nosso desejo era conquistar uma medalha de ouro, mas também ficamos satisfeitos com a medalha de prata que conseguimos. Agradecemos o apoio da federação, mas pedimos mais engajamento do Estado da Guiné-Bissau, porque somos atletas da Guiné-Bissau e se ganhamos é o hino do país que é tocado”, precisou o ‘Usain Bolt’ guineense, numa declaração ao semanário ‘O Democrata’ sobre a sua participação.
BIOGRAFIA
Virgílio Gomes nasceu a 14 de Fevereiro de 1993, em Catió, região de Tombali no Sul do país. Ele fez estudos do ensino básico unificado em Catió, depois mudou-se para a capital Bissau, a fim de prosseguir os estudos. Estudou 11ª classe na antiga escola privada ‘Dr. Mário Soares’, no bairro militar.
Fez o bacharelato na área de desporto na Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD), em 2012. É professor da educação física no ensino básico unificado do bairro de Missira. Iniciou a sua carreira de atletismo em 2010, quando participou pela primeira vez numa corrida realizada pela organização holandesa “SNV” e ficou em primeiro lugar. A nível sub-regional participou apenas em duas corridas. A primeira foi o torneio da zona dois em Mbour (Senegal), que agrupa os atletas dos países da CEDEAO e conseguiu uma medalha de bronze.
A segunda e última é este ‘Meeting de Atletismo’ de Kolda e conseguiu a medalha da prata. O atleta de 24 anos de idade sonha um dia representar o país nas grandes competições de atletismo e tornar-se no ‘Usain Bolt’ guineense, caso lhe forem criadas as condições necessárias para prosseguir a carreira.


Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Ncanha Na Ritche

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...